terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sangha

Ao ler esse texto hoje no blog Para ser zen, senti uma enorme esperança de que nesse ano que começa encontrarei minha sangha. Esse texto explica profundamente o significado que ela tem em nossas vidas. É o que falta no meu caminho...

"Quando agimos como uma comunidade de praticantes, permeados pela energia da atenção e da compaixão, nós somos poderosos. Quando fazemos parte de uma comunidade espiritual, nós temos muita alegria e podemos resistir melhor à tentação de entregar-nos à desesperança. A desesperança é uma grande tentação em nosso século. Sozinhos, nós somos vulneráveis. Se tentarmos ir para o oceano como um único pingo d’água, evaporaremos antes de chegar lá. No entanto, se formos como um rio, se formos como uma comunidade, certamente chegaremos ao oceano. Tendo uma comunidade caminhando conosco, apoiando-nos e fazendo-nos lembrar sempre do céu azul, nós jamais perderemos a fé. Como líder político ou empresarial, assistente social, professor ou pai, você precisa ser lembrado de que o céu azul ainda está ali à sua espera. Todos precisamos de uma comunidade, uma Sangha que nos impeça de mergulhar no pântano da desesperança.

A construção da comunidade é a tarefa mais importante do nosso século. Como pode o século XXI ser um século de espiritualidade se nós não encararmos o trabalho de construir e fortalecer comunidades espirituais? Como indivíduos, nós já sofremos enormemente. O individualismo predominante e as famílias se desfazem. Com isso, a sociedade ficou profundamente dividida. Para que este século seja um século de espiritualidade, é preciso que o espírito de congraçamento nos guie. Deveríamos aprender a fazer coisas juntos, a compartilhar nossas idéias e a aspiração profunda que temos no coração. Temos de aprender a ver a Sangha, a nossa comunidade, como nosso corpo. Necessitamos uns dos outros para praticar a solidez, a liberdade e a compaixão e assim podermos lembrar às pessoas que sempre há esperança."


Thich Nhat Hanh, Serenando a mente - O olhar budista sobre o medo e o terrorismo, Editora Vozes, Petrópolis, 2007

Nenhum comentário: